Text

Vídeo do Mês

 

Cinco dicas para otimizar os treinamentos em sua empresa ,independente do seu tipo de negócio, uma coisa é certa: sem treinamento apropriado até funcionários experientes rendem menos do que poderiam. Isso custa dinheiro às empresas e o melhor caminho para evitar esse tipo de situação é um treinamento eficaz. Além disso, os treinamentos pode até mesmo diminuir a rotatividade de colaboradores.

 

Invista em Conteúdo

Não basta apenas colocar um funcionário para treinar o colega que acabou de chegar. É preciso investir em técnicas adequadas como um conteúdo bem produzido, uso de equipamentos multimídia, excelentes palestrantes e materiais disponíveis para download para que o funcionário possa estudar sozinho.

Tenha um bom conteúdo

Em primeiro lugar, o treinamento deve ser de qualidade e com um bom conteúdo. Faça com que ele seja administrado por quem entende do assunto e verifique se o tema tem mesmo a ver com o que sua empresa precisa. Os objetivos devem estar muito claros, o material deve ser de fácil compreensão e adaptado para cada setor da empresa. Fuja de quem vem com soluções padronizadas.

Use a criatividade

Uma vez que você tenha um ótimo material em mãos, é preciso despertar o interesse dos funcionários para o treinamento. Afinal, não é suficiente colocar todo mundo em uma sala o dia todo e enchê-los de palestras. Pode ser cansativo e pouco proveitoso. Uma técnica que costuma dar certo é usar o bom humor nas apresentações, nas dinâmicas e nos cursos.


Prepare material para download

Prepare o material antes e envie aos funcionários ou então faça uma campanha incentivando-os a baixar do site corporativo da empresa. É importante que leiam antes o conteúdo e cheguem preparados para o treinamento, com perguntas ou sugestões. Depois do curso, é possível também disponibilizar outro material para que treinem melhor o que foi apresentado. Uma boa opção é criar exercícios que simulem alguma situação comum e que pode ser abordada de acordo com o que foi ensinado no curso. Seja criativo!

Use as mídias a favor dos treinamentos de sua empresa

Hoje em dia, interatividade é tudo. Afinal, as pessoas estão acostumadas a um tipo de linguagem como da internet e da TV. Portanto, quem quiser despertar a atenção dos ouvintes para o assunto vai ter que buscar esses recursos. Um filme, um desenho ou uma apresentação animada pode trazer muito mais resultado do que um discurso falado e linear. Tente variar os métodos e os resultados serão excelentes. Outro fator interessante é que uma parte do treinamento pode inclusive ser feito a distância, com ajuda de ferramentas como vídeo conferência e webinars. Hoje em dia, realizar treinamentos corporativos online representa uma grande vantagem para as empresas, já que poupa tempo, custos de deslocamento e oferece maiores recursos de aprendizagem para os colaboradores.

Vídeo do Mês: DECIDA COM RAPIDEZ

DECIDA COM RAPIDEZ
Hoje, no mundo empresarial, não é mais o maior que vencerá o menor, mas sim, o mais rápido é que vencerá o mais lento. É preciso decidir com rapidez! Mais vale tomar 20 decisões por dia, sendo 5 erradas, do que tomar somente 5 mesmo que estas 5 sejam todas certas. Lembre-se: vencerá quem fizer. Fará quem tomar primeiro a decisão a fazer.