fbpx
Text

Palavra do Presidente

Joilson Maciel Barcelos Filho
Presidente – 2019 a 2021

Retomada do crescimento

Estamos otimistas com uma retomada forte da economia no curso deste ano de 2020. Existem diversos indicativos que reforçam essa tendência. A expectativa é de que o crescimento econômico seja o maior registrado, nos últimos anos, puxado principalmente, pelo setor privado. A projeção oficial do Ministério da Economia é de que o Produto Interno Bruto (PIB) alcance 2,32% se aproximando dos três dígitos.

Se confirmada, será a maior taxa de crescimento da economia brasileira desde 2014, quando começou a recessão.  Quando falamos que este crescimento terá como carro-chefe a iniciativa privada, destacamos o nosso segmento atacadista/distribuidor, representado no Estado do Rio de Janeiro pela ADERJ – Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro -.

Neste setor que é o de serviço, o crescimento certamente acompanhará a previsão do BIP, e estamos trabalhando muito neste sentido. A ADERJ acompanha os passos da economia fluminense, a exemplo da ABAD em Brasília, observando estas expectativas no âmbito do cenário nacional.

Importante destacar que os efeitos das reformas aprovadas no ano passado pelo Congresso, sendo a mais importante delas a da Previdência Social, serão sentidos neste ano. Estamos esperançosos que uma bem equacionada Reforma Tributária estabeleça no país um grau de confiabilidade para novos investimentos e consequentemente a geração de milhares de postos de trabalho.

Ainda aqui no Rio de Janeiro, somos testemunhas da boa vontade voluntariosa do governo do Estado com o setor produtivo, apresentando em um ano resultados concretos. O ambiente de incerteza dá lugar a outro de otimismo, nos permitindo trabalhar, produzir e gerar empregos.

Joilson Maciel Barcelos Filho

Presidente