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Código de Ética

Composto de 13 itens o Código de Ética da ADERJ- Associação dos Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro- tem como objetivo ter uma permanente ferramenta estabelecendo os princípios que formam a consciência profissional do Empresário do Segmento Atacadista e Distribuidor e representam as bases de uma conduta coerente e harmoniosa. Essa ferramenta hoje é utilizada inclusive em empresas privadas, o que deixa claro ser mais necessário ainda a sua existência nas entidades representativas de classe. São esses os seguintes preceitos que formam o Código de Ética da ADERJ:

  1. O respeito ao próximo é a base de todos os princípios éticos. A competência é que nos deixa diferentes e, portanto, devemos sempre e incessantemente buscá-la para o sucesso dos nossos negócios.
  2. Acreditar nos méritos da própria Empresa, esforçando-se para conseguir reputação honrosa pela qualidade da prestação de serviço e pela responsabilidade nos compromissos.
  3. A verdade será o parâmetro da nossa atuação. As informações prestadas, tanto para a ADERJ, como diretamente aos Companheiros Associados, devem expressar a realidade e serem estritamente verdadeiras.
  4. Lutar pelo lucro que justamente mereça, recusando aquele que possa diminuir a dignidade da Empresa, motivado por vantagem injusta ou duvidosa, é perfeitamente aceito pela economia brasileira.
  5. Lembrar que, para ser bem sucedido nos negócios, não é necessário destruir os outros.
  6. Ser leal com os clientes, fornecedores, concorrentes e com a própria Empresa, no caso de dúvida quanto ao direito e a ética.
  7. Praticar o comércio, sustentando que, a verdadeira mercantilidade não é resultado de favores, pois se recebe pagamento pelo serviço prestado.
  8. Os colaboradores das demais Empresas Associadas são profissionais que merecem todo respeito e consideração, mas só serão admitidos após consulta a Empregadora anterior.
  9. O exercício da ética deverá ser difundido entre todos os Diretores da Empresa, e para quem for necessário e importante.
  10. A ADERJ promoverá “Fórum” para livre discussão de assuntos da classe, analisando o comportamento de associados que eventualmente venham a ferir o Código de Ética.
  11. Para desempenho correto da atividade comercial deve-se praticar e exigir o cumprimento dos aspectos éticos, norteadores de um bom relacionamento entre os Associados da ADERJ.
  12. A Diretoria da ADERJ, não deverá usar a função para privilégios próprios, para fins      discriminatórios ou para auferir vantagens pessoais.
  13. A ADERJ, tem o objetivo de fomentar o espírito de compreensão entre os associados, promovendo sua união, a qual só terá resultados respeitando-se a ética, em nome da qual este código foi escrito.