fbpx
Text

Notícias

Presidente da Logística Brasil fala sobre a implementação do SGAD – Sistema de Gerenciamento de Acesso DOCAS

05 out 2020 - Notícias

O novo Sistema de Gerenciamento de Acesso DOCAS (SGAD) passou por testes recentes nos três últimos meses e agora encontra-se disponível para o cadastro das transportadoras rodoviárias, que deverão preencher seus dados e efetuar o envio de documentos através do site: http://sgad.portosrio.gov.br

André Seixas, Presidente da Logística Brasil, conversou com o Núcleo de Comunicação da ADERJ e em detalhes, contou sobre a importância da implementação desse projeto e como os usuários serão beneficiados com a informatização do acesso aos Portos do Estado do Rio de Janeiro.

“Esta primeira etapa do sistema, contempla apenas as transportadoras rodoviárias. Os usuários do sistema precisarão fazer um cadastro único inicial, rápido e objetivo, que é aprovado pouco tempo após a sua solicitação, apresentando dados sobre os motoristas e veículos. Ou seja, toda documentação deverá estar em dia e os veículos em boas condições para acessarem os portos do Rio de Janeiro e Itaguaí. Quem não estiver com as documentações em dia, sequer conseguirá concluir o cadastro, pois o sistema irá reprovar as empresas que apresentarem irregularidades. Isso promoverá, além da eficiência, a segurança das operações portuárias e de quem está no Porto, em consonância com as normas internacionais de segurança.” – Disse André Seixas.

No intuito de instruir os usuários no preenchimento dos dados e no envio das documentações obrigatórias no SGAD, foi disponibilizado manual detalhado que está disponível para acesso através do seguinte link:
http://www.portosrio.gov.br/downloads/files/manual_de_instrucao_sgad.pdf

Esse é um trabalho conjunto, capitaneado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (Autoridade Portuária), junto com a sua Guarda, em parceria com os operadores portuários e diversas entidades, que garantirá segurança e agilidade no processamento dos dados. Vale ressaltar que o SGAD encontra-se disponível apenas para o Porto do Rio, devendo ser efetivado em breve no Porto de Itaguaí. Contudo, uma vez realizado o cadastro, o usuário do sistema poderá acessar ambos os Portos.

A ADERJ – Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro tem a importante missão de alertar as suas associadas e parceiras, que são usuárias dos dois portos, que cobrem de seus transportadores o cadastro no SGAD, pois o prazo limite para vai até o dia 31 de dezembro de 2020. As transportadoras que não estiverem cadastradas, não poderão entregar ou retirar cargas dos portos e isso trará prejuízos como perdas de embarques ou pagamento de períodos excedentes de armazenagem para quem as contrata.