fbpx
Text

Notícias

Comunicado Oficial às associadas da ADERJ

03 dez 2019 - Notícias

Rio de Janeiro, 03 de Dezembro de 2019.

Prezada associada,

A Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro (ADERJ), criada há 33 anos, emergiu com o propósito de representar os interesses de suas associadas perante as esferas administrativa, legislativa e judiciária, bem como de proporcionar o enrijecimento do setor atacadista-distribuidor. O desenvolvimento deste setor e a satisfação das associadas sempre foram as molas propulsoras para a continuidade do trabalho prestado pela Associação.

17 anos iniciou-se um trabalho robusto com o fim de promover o equilíbrio fiscal no Estado do Rio de Janeiro. A intenção era conceder melhores condições, no quesito tributário, ao setor atacadista-distribuidor. A ADERJ, desde 2003, buscou a implementação de incentivos, a redução de impostos agressivos e desproporcionais, a erradicação das denominadas guerras fiscais e o aprimoramento do setor atacadista-distribuidor. Todo o trabalho desenvolvido ao longo destes anos foi direcionado a associada.

É sabido que questões políticas e econômicas, estas principalmente, influenciam diretamente no setor atacadista-distribuidor. Recessões econômicas e transformações nas esferas de governo fazem com que o trabalho promovido pela ADERJ seja interrompido e reiniciado a cada novo ciclo implementado. A engrenagem empresarial de um país, e mais especificamente tratando de nosso ente federativo (Estado do Rio de Janeiro), não se movimenta de modo alheio as modificações políticas e econômicas. A cada quatro anos novas ideias de como gerir a máquina pública podem ser implementadas e a cada instante a economia pode desmoronar. Mesmo diante de circunstâncias adversas a ADERJ jamais paralisou suas ações, jamais se esqueceu que por detrás de uma sociedade empresária, que emprega milhares de pessoas, há a alavanca da economia.

Como a ADERJ não cessa, mesmo em momentos de dificuldade, é importante ser acima de tudo transparente com suas associadas. Notícias agradáveis e desagradáveis para o setor atacadista-distribuidor devem ser veiculadas as representadas por sua representante.

Assim, a ADERJ vem informá-la de que haverá a criação do Fundo Orçamentário Temporário – FOT – no Estado do Rio de Janeiro através do projeto de lei nº1011/2019 de autoria do Deputado Estadual Luiz Paulo. Caso o projeto de lei seja sancionado pelo Governador, a lei produzirá efeitos a partir de 1º de janeiro de 2020. A notícia gerou uma surpresa desagradável, pois não era aguardada em um momento de grandes problemas econômicos no Estado. Todavia, a associação está em constante atuação junto ao Governo Estadual com o fim de auxiliar na implementação de um conjunto de medidas que irão diminuir a atual e excessiva carga tributária, bem como desburocratizar a atividade empresarial.

No dia 28 de novembro de 2019, no evento realizado pelo SINDICARGA, com o apoio da ADERJ e da Bolsa de Gêneros Alimentícios (BGARJ), foi realizada uma reunião com o Governador do Estado do Rio de Janeiro. Nesta reunião o Governador alegou que faria o possível para rever a carga tributária do Estado, pois reconhece ser excessiva. Embora esclarecesse que o momento é difícil, o Governador se comprometeu a reverter esse quadro oneroso em um momento posterior.

A Fazenda Pública Estadual está promovendo a unificação dos regimes fiscais do segmento atacadista-distribuidor com a intenção de realizar uma equiparação com os demais Estados e rechaçar a guerra fiscal. A ADERJ, há oito meses, vem acompanhando este trabalho desenvolvido pela Fazenda.

Diante deste cenário, a ADERJ espera contar com os seus incansáveis apoio e compreensão, pois a associação em nenhum momento desistiu de alcançar os anseios de suas associadas. É de extrema importância que congreguemos forças a fim de atingirmos o objetivo em comum: o desenvolvimento constante do setor atacadista-distribuidor.

A ADERJ manifesta que as atividades em prol de um setor fortalecido vão permanecer, independentemente de qualquer circunstância negativa e desestimulante. A associação não espera qualquer outra atitude, senão o seu apoio, pois em conjunto somos fortes e iremos superar as adversidades.

 

Atenciosamente,

 

Joílson Maciel Barcelos Filho

Presidente da ADERJ