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Comitê ADERJ de Recursos Humanos – Entrevista com Anna Paula Reciolino – Rio Quality

11 ago 2020 - Notícias

Durante todo o mês de Agosto, a ADERJ irá homenagear os participantes do Comitê ADERJ de Recursos Humanos que mais participaram de nossas atividades no 1º semestre de 2020.

A segunda entrevista é com Anna Paula Reciolino, Supervisora de Recursos Humanos da Rio Quality.

ADERJ: Porque você escolheu a área de Recursos Humanos para desenvolver-se profissionalmente?

ANNA PAULA: Essa descoberta na minha trajetória foi acontecendo… Minha primeira experiência foi toda pautada na área de Administração de Pessoal (DP). Com essa especialização, fui contratada na Rio Quality para organizar todo o DP e os seus processos. Foi um grande desafio, mas conseguimos!
Com o crescimento da empresa percebemos a necessidade de ampliar nossa forma de atuação com as nossas pessoas, e internalizar processos antes terceirizados, da área de Recursos Humanos.
Abracei essa oportunidade por acreditar que a área de RH propicia a construirmos uma organização mais “VIVA”, por entender o quanto as pessoas influenciam e são influenciadas por esse meio, e principalmente pela contribuição nessa trajetória, como pessoas e como profissional.

ADERJ: Qual das especialidades em RH você se dedica dentro da Rio Quality?

ANNA PAULA: Nosso RH atua com foco generalista, sendo assim, sou responsável por coordenar os processos de Recursos Humanos e seus subsistemas e de Administração de Pessoal.
Meu foco hoje na Rio Quality dentro do RH é direcionar os nossos objetivos e ações de acordo com as estratégias definidas na empresa.

ADERJ: Como está sendo sua carreira durante o ano de 2020?

ANNA PAULA: Esse ano tem sido um grande exercício no que tange a necessidade de nos reinventar e nos desprender daquilo que é constante.
Me percebi muitas vezes, tendo que desaprender aquilo que era funcional e adaptar a uma realidade diferente para alcançar resultados.
Acredito que estamos numa roda de aprendizagem contínua e busco trilhar esse caminho para acompanhar as mudanças que hoje são tão intensas. Estou terminando uma especialização na área de Gestão de Pessoas, aproveito as lives que são uma ferramenta valiosa para troca de conhecimento e acesso a informação, fiz alguns cursos rápidos que foram disponibilizados pela FGV e SEBRAE, além de manter uma rotina de leitura.
A oportunidade de ampliação de networking também foi meu foco no decorrer desse ano!

ADERJ: Quais os principais desafios sua equipe de RH teve durante a pandemia de COVID-19?

ANNA PAULA: Acredito que o primeiro desafio da nossa equipe foi conscientizar nossos colaboradores quanto ao cenário e necessidade de adaptações nas nossas instalações, novos hábitos e forma de trabalho.
Durante o período mais crítico da pandemia, o mais desafiador foi conseguir manter uma comunicação clara e assertiva com os nossos colaboradores de todas as ações que a RQ estava tomando, considerando o cenário que estávamos enfrentando.

Logo no início da pandemia, encerramos o contrato dos colaboradores em experiência, que haviam sido contratados para um crescimento projetado, e nesse momento tivemos muita cautela e clareza para não semear o medo dentro das nossas equipes do nosso setor da Logística. Fizemos essa ação criando um cadastro positivo e uma carta de recomendação e reconhecimento, para que eles pudessem retornar para a empresa, mediante a melhoria do cenário.
Outro ponto crítico da nossa operação, foi quando aplicamos as MP’s relacionadas à suspensão de contrato e redução da jornada de trabalho. Havia um grande receio de como seria realizado esse repasse do governo. Mais uma vez foi necessário um exercício de comunicação e aproximação das equipes.
Dentro do nosso comercial e administrativo, foi necessário demonstrar a necessidade de estabelecer uma rotina home office e novas formas de se aproximar dos nossos clientes e estabelecer nosso processo de vendas.
Acredito que o ponto crítico de sucesso das nossas ações, através do nosso comitê de crise, foi conseguir estabelecer um canal de troca e aproximação com as nossas pessoas e também com os nossos clientes. Conseguimos manter nossos 400 colaboradores empregados!

Praticamos várias ações de endomarketing, através de vídeos institucionais, fala dos nossos diretores, ações de reconhecimento, práticas de saúde e segurança, etc..
Seguimos firmes no propósito que JUNTOS SOMOS MAIS FORTES, e que estamos vencendo tudo isso, como pessoas, profissionais e sociedade!

Para finalizar, gostaria de reconhecer e agradecer por todo o apoio e oportunidades que a ADERJ vem nos oferecendo! Vocês fazem a DIFERENÇA no nosso setor, Muito obrigada, por tudo!