fbpx
Text

Notícias

ADERJ JOVEM promoveu lives debatendo sucessão e crise da pandemia

07 dez 2020 - Notícias

Através do Canal ADERJ no Youtube, o Grupo ADERJ Jovem realizou cinco lives ao longo de 2020, todas abordando os aspectos da sucessão e também a troca de experiências sobre as atividades do setor na pandemia, tendo como convidados profissionais de diversas áreas da atividade econômica e especialistas de mercado, sempre observando a dinâmica das práticas criativas que deram resultado.

A última live deste ano aconteceu na noite de 25 de novembro, quando durante uma hora e meia, o Presidenta da ADERJ, Joilson Barcelos, o Presidente do ADERJ Jovem, Pedro Botelho, juntamente com o Vice-Presidente do ADERJ Jovem, Marcello Marinho e o Economista-Chefe da Serasa Experian, Luiz Rabi, abordaram o tema “Qual a Perspectiva da Economia para 2021?”

Traçando o cenário macroeconômico Regional-Setorial, fazendo uma criteriosa análise do ano que termina, marcado pelos efeitos da pandemia no mercado e as expectativas para o próximo, Luiz Rabi foi didático, apresentando painéis que ilustravam seus argumentos com base em estatísticas, quando foi levado em conta fatores diversos, como ajuda emergencial, desemprego, alta da inflação contracenando com a queda da taxa de juros Selic, entre outros. Informou que devido a ajuda emergencial a economia se recuperou um pouco em alguns setores e que se reaproxima da margem da pré-pandemia, ou seja, aos números de fevereiro deste ano.

Rabi disse que realmente se desenhava a retomada da economia em 2020, mas que a pandemia inverteu essa tendência não só no Brasil como no mundo. Acrescentou que o ano de 2021 é incerto porque não se sabe qual será a dimensão do auxílio emergencial entre outros fatores. Previu também alta da taxa Selic e uma difícil retomada do emprego, o que só acontecerá quando o setor de serviços, o mais afetado se reerguer.

Ele, apesar de constatar em números que os setores do agronegócio e do atacarejo fecharão o ano no azul, ressaltou que é preciso prudência controlando o endividamento, e que 2021 será um ano desafiador. Para Rabi, a situação estaria pior se não houvesse a reforma da Previdência e frisa que se torna necessário a reforma Fiscal para que o país volte a crescer.

Cinco Lives

No curso dos últimos meses a ADERJ JOVEM realizou cinco lives, sendo a primeira com o tema “Sucessão Familiar: O futuro da família e dos negócios está em jogo?” da qual participaram o Presidente da ADERJ, Joilson Barcelos, o Presidente do ADERJ JOVEM Pedro Botelho e a mestre Elismar Álvares da Fundação Dom Cabral, consultora de Governança e Administração de empresa familiar.

A segunda focou no “Programa Emergencial de Manutenção de Empregos” com a participação de Joilson Barcelos, Pedro Botelho, Fernando Pestana, mestre em administração, e o ex-ministro do Trabalho, Helton Yomura, quando se discutiu as ferramentas do governo para minimizar os efeitos da pandemia, buscando manter empregos e socorrer os que perderam renda, na tentativa de evitar o total colapso da economia.

A terceira tratou de “Sucessão Familiar: Apresentando a História de um Case de Sucesso do setor Atacadista/Distribuidor” com as presenças de Pedro Botelho, do Vice-Presidente da ADERJ JOVEM, Marcello Marinho e do Dr. Alessandro Dessimoni, Consultor Jurídico da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores e sócio da Dessimoni & Blanco Advogados.

Já a quarta teve como tema “O Papel do Sucessor no Novo Normal” mediada pelo jornalista Sidney Rezende com as participações de Pedro Botelho, Marcello Marinho, Rodrigo de Mattos Alves, Presidente do Conselho ABAD Jovens Sucessores e de Juscelino Junior, Presidente do ABAD Jovem Sucessores.

*Todas as lives estão disponíveis no Canal ADERJ no Youtube. Acesse: www.youtube.com/c/CanalAderj