fbpx
Text

Notícias

ADERJ convida associadas e parceiras para primeira edição do evento Café & Conhecimento

26 abr 2019 - Notícias

As incrições para o primeiro evento Café & Conhecimento realizado pela ADERJ – Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a SISEN e a Fundação Dom Cabral abordando o tema “RETRATO DE FAMÍLIA: Um panorama das práticas de governança e perspectivas das empresas familiares brasileiras.”

O evento acontecerá no Campus FDC Rio de Janeiro – Praia de Botafogo e tem como palestrante Dalton Sandemberg, professor da Fundação Dom Cabral e PhD em Governança pela Universidade de Birmingham no Reino Unido e mediado por Jaci Tadeu, mestre em Engenharia de Produção pela UFF, MBA pelo COPEAD, Especialização em Liderança pelo ESADE – Espanha, Conselheiro de Empresas e CEO da SISEN.

Em entrevista exclusiva para a ADERJ, Jaci Tadeu comenta sobre o panorama de governança de empresas familiares no Brasil.

ADERJ – Como se comportam, em sua maioria, pessoas que assumem cargos de liderança em empresas familiares?

JACI TADEU – Assumem com forte compromisso com o legado familiar e vontade de contribuir. Porém, existe sempre uma natural  angústia pela responsabilidade em um mundo tão competitivo, ansiedade natural por não se sentir ainda preparado.

ADERJ – É comum no Brasil empresas buscarem por Conselheiros na hora de decidir pelos profissionais que assumirão cargos de liderança?

JACI TADEU – O mercado tem utilizado, cada vez, apoio de conselhos para a estrutura e prática da governança. A seleção e preparação da liderança, neste processo, passa a contar com a crítica experiente destes profissionais para a formação e desenvolvimento da liderança. Entretanto, a governança só é obtida quando se tem uma boa gestão e um conselheiro externo, experiente, auxilia muito esta construção. 

ADERJ- Autoconhecimento e sociedade empresarial: Qual a maior dificuldade em separar relações pessoais de profissionais?

JACI TADEU –  Um membro familiar, ao assumir responsabilidades na empresa da família, precisa estar preparado, capacitado no contexto do negócio e equilibrado emocionalmente para lidar com a família, diferente de um executivo onde se preocupa basicamente com seu desenvolvimento e performance profissionais. Pesquisas mostram que empresas geridas por executivos familiares capacitados alcançam melhores resultados do que as empresas geridas por executivos não familiares. A razão não é difícil de se compreender. O executivo familiar é mais resiliente em momentos de crise e aumenta, naturalmente, sua dedicação e energia ao negócio, pois busca inconscientemente a perenidade da empresa, invariavelmente fundada por seu avô(ó) ou seu pai (mãe). É igualmente natural que um executivo não familiar, em momentos críticos de viabilidade do negócio, pense em novas alternativas para a manutenção de sua profissional. Ele também tem uma família a sustentar. Ambas as situações são compreensíveis e legítimas, mas com resultados distintos para o negócio familiar.

ADERJ – Como o profissional pode se manter atualizado com o mundo dos negócios, dentro de uma empresa familiar?

JACI TADEU – Participando de momentos de aprendizado e troca, como este CAFÉ & CONHECIMENTO da ADERJ. Uma excelente iniciativa.
A FDC, como exemplo, que possui uma vasta experiência em aportar conhecimento e desenvolver membros familiares, seja para serem executivos em suas empresas, seja para participarem de seus Conselhos, remodelou sua proposta aos acionistas e herdeiros e inovou com a criação de uma  “Jornada da Família Empresaria”. Nesta jornada, o membro familiar opta por atividades diversas, a serem adequadas ao seu momento e disponibilidade,  que passam desde um diagnóstico familiar, capacitação, desenvolvimento, apoio customizado em temas críticos do negócio familiar, trocas com outras famílias, prevendo inclusive programas no exterior em escolas de 1a. linha.
Como sabemos, o mundo está se transformando digitalmente de maneira extraordinária e muito rápida. O aspecto digital é o menor desafio, pois ele é adquirido, comprado. O desafio está na transformação, que obviamente será realizado pelas pessoas. No caso da empresas de origem familiar, pelos membros da própria família e seus liderados. Se manter capacitado, atualizado, se desenvolver profissionalmente, com parceiros estratégicos de qualidade, é fundamental para a perenidade dos negócios.   

As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser realizadas através do telefone (21) 2584-2446, e-mail eventos@aderj.com.br ou online clicando no link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdFyGU_9ybrMlqiSMrLpyzbWmj9DdrcXc9GGJ-ehTjfW4LCvA/viewform