Iniciando nossa série de publicações, o Núcleo de Comunicação da ADERJ preparou uma entrevista exclusiva com Alexandre Albuquerque, coordenador do Comitê ADERJ de Recursos Humanos, na intenção de levar informações que irão facilitar a rotina do novo normal. Leia abaixo a entrevista:
ADERJ: Quais as medidas o senhor considera mais importantes para prevenção ao COVID-19 na retomada das empresas do segmento atacadista/distribuidor ?
ALEXANDRE: As medidas mais importantes estão previstas no próprio teor da Portaria Conjunta nº 20 (e anexo) do Ministério da Saúde e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que orienta as organizações na retomada, ou seja:
ADERJ: Como o setor de Recursos Humanos e Administração de Pessoal pode auxiliar os colaboradores da empresa a seguirem as novas regras de convívio social ?
ALEXANDRE: A área de Recursos Humanos / Administração de Pessoal tem função fundamental, cuidando da comunicação interna e seu conjunto informativo, visando orientar e educar todos os colaboradores quanto as formas de prevenção ao contágio pelo COVID-19, monitorando a população de risco e o afastamento social (recurso do home office), bem como com o SESMT/CIPA fiscalizar as medidas de higienização pessoal e de ambientes, além das demais regras de prevenção. Além disso a equipe de RH/Pessoal tem um desafio importantíssimo que é o de manter entre seus colaboradores um clima motivacional positivo e de elevada colaboração com as medidas protetivas, transmitindo por diversos meios a esperança e confiança na empresa e a certeza de superação da atual situação.
ADERJ: Quais as dicas o senhor gostaria de compartilhar para nossas associadas que ainda estão preocupadas com o enfrentamento da pandemia e buscando ações para evitar a contaminação por coronavírus por seus colaboradores ?
ALEXANDRE: Não tenho dúvidas que as organizações devem se debruçar sobre o conteúdo da Portaria Conjunta nº 20 do MS e SEPRT do Ministério da Economia e colocar em prática suas orientações, principalmente quanto as informações aos colaboradores, a fixação dos hábitos de higiene pessoal (lavagem das mãos e uso de máscaras), higienização dos ambientes, com destaque para o refeitório, com respeito ao distanciamento e sanitização do local. Bom lembrar que os Auditores Fiscais do Trabalho dão especial atenção a este espaço onde os empregados fazem suas refeições. No mais estimular o papel do RH/Pessoal no acompanhamento dos membros da equipe e seu monitoramento.
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Além disso, o Comitê ADERJ de Recursos Humanos disponibiliza posts que facilitarão a comunicação entre a empresa e seus colaboradores, focando na diminuição da contaminação pelo COVID-19.
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