Page 94 - Aderj_flipbook
P. 94
O ELO DOS
NEGÓCIOS
Homens A curta, mas vitoriosa história da nossa instituição está intima- Jorge Alberto Provenzano é outro personagem que faz par-
mente ligada à de vários personagens que deixaram sua marca te do quadro de honra da ADERJ, apesar de oficialmente
Responsáveis de liderança e realizações na execução de trabalhos. Entre esses não ter ficha de funcionário e de não integrar a lista de
importantíssimos personagens, cuja trajetória se confunde com diretores. É um dos importantes nomes da entidade, afeti-
pela
a da própria ADERJ, está Oley Botelho, um grande colaborador va e efetivamente. Ele é um dos responsáveis pelo sucesso
interação e incentivador da entidade, em especial quando se trata do tema no gerenciamento de todos os contatos com a indústria.
de relacionamento na área do atacado com outros segmentos Desnecessário mensurar a importância desse trabalho para
com que compõem essa cadeia de distribuição de importância tão o desenvolvimento de todas as atividades que marcam a
o comércio significativa para a economia do Estado do Rio e do país. atuação da ADERJ no mercado. 90/91
Um verdadeiro diplomata, no contato com representantes Simplificando parte de sua atividade, podemos dizer que
e com a dos diferentes segmentos, pode-se afirmar que uma substancial Jorge Alberto Provenzano dedicou grande parte de sua atu-
indústria parcela do sucesso atingido pela ADERJ em toda luta pelo for- ação na aproximação entre representantes de quem fabrica
talecimento do setor atacadista pode ser creditada ao trabalho com quem vende. O que parece fácil e simples, necessita
de Olney Botelho. Nas comemorações por seus 30 anos, nossa de uma capacidade específica, conciliadora, ética, com ob-
entidade registra esta singela homenagem, ciente de que ela será jetivos definidos. Quase no mesmo sentido de origem do
apenas parte da inteira porção que ele merece. nosso meio, aquele do "fio do bigode".
Olney Botelho nunca mediu esforços no desempenho de suas A gestão dos relacionamentos exige quatro tipos: pessoas
funções, e nem mesmo as dificuldades impostas pelo tempo, de ideias, pessoas de ação, pessoas de gerenciamento e pes-
pelos 'concorrentes' e pelas imposições do estado o impediram soas de frente. Jorge Alberto Provenzano reuniu todas essas
de atingir metas e objetivos traçados. Profundo conhecedor do características ao mesmo tempo. E, com elas, designou boa
mercado, dono de uma rara intuição deixou, com suas conquis- parte de seu tempo e competência nessa área. Nosso elo
tas, o nome marcado na placa da gratidão da ADERJ. com a indústria, também deixa legados e ensinamentos.
Olney Botelho, apesar do sucesso alcançado em sua carreira Coisas simples, como "para se ter sucesso, se fabrica o que
profissional, de todas as conquistas, é um tipo de homem que se vende, e não apenas se vende o que se fabrica", e comple-
Olney Botelho ensina que "os homens impulsionam os negócios, mas os negó- ta que todos devemos fazer dinheiro da forma tradicional: Jorge Provenzano
cios não devem arrastar os homens". trabalhando.
90 91