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RANKING                                                                                                                     Faturamento nominal segue crescendo, mas dado real apresenta retração de 6,8%
                                                                                                                                                                              EVOLUÇÃO E PARTICIPAÇÃO DO SETOR ATACADISTA


                                          ABAD/NIELSEN                                                                                                             VARIAÇÃO  ATACADO                                  164,5  178,5 197,3 211,8 218,4

                                                                                                                                                                   Nominal: + 3,1%
                                                                                                                                                                   Real: -6,8%
                                          2016                 (ano base 2015)                                                                                      FATURAMENTO               95,9  105,8 120,8  132,0  151,2


                                                                                                                                                                    (R$ BILHÕES)

                                                                                                                                                                               66,5  79,3 89,7
                                                                                                                                                                           54,8
                                                                                                                                                                      45,4






                                                                                                                                                                      39,3 41,2 46,1 49,8 52,4 53,1 53,3 53,4  52,2 52,8 51,8 51,9 52,0 51,7 50,6
                                                                                                                                                                     2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015

                                                                                                                                                                     PARTICIPAÇÃO NO SETOR MERCEARIL

                                                                                                                                                                   Fonte: Ranking ABAD Nielsen 2016 e Estrutura do Varejo Brasileiro Nielsen
                                                                                                                                                                                                                                                           32/33


                                        Pelo 11º ano consecutivo o setor atacadista distribuidor apre-                                                        representa perda inferior à inflação do período.
                                        senta, no âmbito nacional, um market share que supera os 50%;                                                            O mercado mercearil compreende produtos de primeira necessida-

                                        portanto, uma fatia que corresponde a 50,6% do mercado mer-                                                           de, como alimentos, bebidas, limpeza doméstica, higiene pessoal, entre
                                        cearil. De acordo com os resultados do Ranking ABAD/Nielsen                                                           outros. Segundo a consultoria Nielsen, 95% do varejo alimentar inde-
                                        2016 (ano base 2015), essa quota soma um faturamento anual                                                            pendente e dos pequenos mercados (de 1 a 4 check outs) e 40% dos
                                        de  R$  218,4  bilhões,  confirmando  grande  relevância.  Os  nú-                                                    varejistas médios (de 5 a 19 check outs) são abastecidos por empresas

                                        meros  do  Ranking  são  apurados  a  partir  de  dados  fornecidos                                                   atacadistas distribuidoras. Além de 85% dos bares e 45% do mercado
                                        voluntariamente por empresas do setor, associadas à Associação                                                        de farmacosméticos. São esses os comerciantes que mais atendem aos
                                        Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industria-                                                     consumidores das classes C, D e E, cujo crescimento do poder aquisiti-
                                        lizados (ABAD), e analisados pela consultoria Nielsen, em parce-                                                      vo vem mudando o perfil do consumo no país.

                                        ria com a Fundação Instituto de Administração (FIA).                                                                     Porém, com o recrudescimento da crise econômica, somada à insta-
                                          Chamado de Canal Indireto da indústria - por atender a es-                                                          bilidade no cenário político, fatores como inflação, desemprego e in-
                                        tabelecimentos varejistas que não têm volume suficiente para                                                          segurança têm provocado significativa retração do consumidor. O que
                                        adquirir os produtos diretamente do fabricante - o setor ataca-                                                       resultou em 4% de queda no consumo das famílias em 2015, com 6%

                                        dista distribuidor cresceu 3,1% em termos nominais. Em ter-                                                           de queda na renda média real e expressivo aumento da inadimplência,
                                        mos reais, houve queda de -6,8%; embora negativo, o resultado                                                         segundo dados do IBGE e da Nielsen.
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