Search
Close this search box.

Vítor Leal, diretor da Axxen, explica como a revisão fiscal pode ser caminho para recuperar impostos pagos a mais por empresas

entrevista vitor legal axxen

Em média, 76% das empresas inscritas no Simples Nacional e 95% das grandes pagam pelo menos um imposto a mais do que deveriam. Além disso, muitas, por desconhecimento, deixam de usufruir benefícios garantidos pela Justiça. O alerta é de Vítor Leal, criador e diretor da Axxen, especializada em revisão fiscal criada em setembro de 2021 para ajudar as empresas a evitar pagamentos indevidos e recuperar aquilo que pagaram a mais nos últimos cinco anos.

Leal, que também é diretor da JR Contabilidade, explica que o trabalho oferecido pela Axxen, que conta com uma equipe especializada, é avaliar as contas das empresas referentes ao pagamento de tributos nos últimos 60 meses e, quando constata que houve pagamentos a mais do que deveriam ser, pedir a devolução do dinheiro. A empresa ainda orienta os empresários sobre o que é realmente de devido. “Muitas empresas pagam mais do que devem por desconhecerem mudanças na legislação ou decisões da Justiça”, diz o empresário, que explica que a Axxen não cobra pela revisão fiscal e que só é remunerada com base no que for recuperado.

Normalmente, diz ele, o trabalho de revisão dura 60 dias. Nesse período, são checados todas as obrigações e todos os desembolsos com pagamento de impostos. Em quase todos os casos, é constado que as empresas pagaram a mais e têm direito a restituição de valores. E o passo seguinte é entrar com o devido procedimento pedindo o ressarcimento à Receita, seja municipal, estadual ou federal.

Especificamente no setor distribuidor atacadista do Estado do Rio de Janeiro, segundo Leal, há de 20 a 30 pontos de créditos já mapeados pela Axxen. Entre eles estão créditos de PIS e de Cofins, verbas e benefícios das folhas e a exclusão dos benefícios fiscais, como o Riolog, da base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social. Por isso, ele aconselha aos empresários que contratem especialistas em revisão fiscal.

PUBLICAÇÕES RECENTES

Veja mais notícias relacionadas

A ADERJ – Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro – Fundada em 20 de maio de 1986, nasceu nas mãos de empresários do setor que identificaram a necessidade de um empreendedorismo associativo para estabelecer maior união entre atacadistas e distribuidores. 

Mais Acessados

Notícias

Associe-se

Parceiras

Downloads

ADERJ

Sobre Nós

Palavra do Presidente

Livro 37 Anos

Serviços

Suporte & Contato

aderj@aderj.com.br

(21) 2584-2446 | 2584-3590

Rua do Arroz, nº 90 - 4º andar -Grupos 443-448 e 466-471
Mercado São Sebastião – Penha Circular – RJ
CEP : 21.011-900

Copyright © 2018 | ADERJ – Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro | Todos os direitos reservados 

A ADERJ – Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro – Fundada em 20 de maio de 1986, nasceu nas mãos de empresários do setor que identificaram a necessidade de um empreendedorismo associativo para estabelecer maior união entre atacadistas e distribuidores. 

Mais Acessados

Notícias

Associe-se

Parceiras

Downloads

ADERJ

Sobre Nós

Palavra do Presidente

Livro 37 Anos

Serviços

Suporte & Contato

aderj@aderj.com.br

(21) 2584-2446 | 2584-3590

Rua do Arroz, nº 90 – 4º andar – Grupos 443 - 448 e 466 - 471
Mercado São Sebastião – Penha Circular – RJ
CEP : 21.011-900

Copyright © 2018 | ADERJ – Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro | Todos os direitos reservados