Search
Close this search box.

Plano operacional apresentado pela prefeitura do Rio de Janeiro para os eventos do G20.

WhatsApp Image 2024-11-08 at 16.57.56
Os três grandes eventos do G20, o grupo das maiores economias do mundo, que ocorrerão entre os dias 14 e 19 de novembro: o Urban 20 (U20), o G20 Social e a Cúpula dos Líderes do G20.

A Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou o plano operacional para os três grandes eventos do G20, o grupo das maiores economias do mundo, que ocorrerão entre os dias 14 e 19 de novembro: o Urban 20 (U20), o G20 Social e a Cúpula dos Líderes do G20. Os dois primeiros encontros devem atrair um público estimado de 40 mil pessoas por dia ao Complexo Mauá, na área portuária, de 14 a 17 de novembro. Nos dias 18 e 19, são aguardadas 55 delegações, de 40 países e de 15 organismos internacionais, no Museu de Arte Moderna (MAM).

– É um alerta à população para que se prepare para as mudanças e impactos que teremos na cidade. Os cariocas estão acostumados com a realização de grandes eventos internacionais, mas é importante que a gente saiba que a rotina vai mudar a partir do dia 14 de novembro. E a Prefeitura decretou feriado, nos dias 18 e 19, para que ficasse claro para a população que mudanças aconteceriam – explicou o prefeito.

Uma das principais mudanças é a não abertura das áreas de lazer do Parque do Flamengo e na orla das praias do Leme ao Leblon, nos dias 15, 17, 18, 19 e 20 de novembro. A medida visa a atender às necessidades de segurança e organização da sede da cúpula dos líderes no MAM durante esses dias, porque as comitivas do G20 circularão por essas vias.

Feriado dos dias 18 e 19 de novembro

Em maio deste ano, foi publicada a Lei nº 8.314/24, que decreta os dias 18 e 19 de novembro de 2024 como feriados no município do Rio de Janeiro, em razão da realização da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20. A medida busca facilitar o deslocamento dos líderes mundiais e suas comitivas pela cidade e o planejamento de eventos paralelos.

Nem todos os estabelecimentos terão feriado. Continuarão funcionando o comércio de rua, bares e restaurantes; padarias; hotéis, hospedarias e pousadas; shoppings centers, centros e galerias comerciais; estabelecimentos culturais, como teatros, cinemas e bibliotecas; pontos turísticos; indústrias localizadas nas AP 3 (bairros da Zona Norte), AP 4 (Barra da Tijuca e Jacarepaguá) e AP 5 (bairros da Zona Oeste); empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora, assim como empresas programadoras e de produção de TV por assinatura e estabelecimentos que desenvolvem atividade através de trabalho remoto.

Trabalhadores dos seguintes serviços essenciais não terão feriado: serviços de saúde, públicos ou privados; segurança privada; transporte público; coleta de lixo e limpeza urbana; serviços funerários e estabelecimentos atacadistas.

Plano Operacional

A Prefeitura também anunciou intervenções na área ao redor do MAM, sede da Cúpula do G20. Foram mapeados 12 pontos neste entorno: nove áreas de bloqueio com gradil, nove áreas de bloqueio de trânsito e quatro pontos de controle de acesso.

O Complexo G20 inclui as principais áreas de circulação de autoridades e delegações, abrangendo o Aeroporto Santos Dumont, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Vivo Rio (Centro de Mídia), a Marina da Glória (fechada para delegações), a Fundação Getúlio Vargas (centro de apoio e credenciamento), o Monumento a Estácio de Sá e a orla da Zona Sul, onde está a maioria dos hotéis em que se hospedarão líderes e delegações.

Para atender às necessidades de mobilização das comitivas com batedores e à preparação para o evento, a Prefeitura fará intervenções no local. No dia 15 de novembro, das 7h às 12h, haverá um bloqueio total do Aterro do Flamengo e para treinamento operacional das forças de segurança. A partir das 12h, o trânsito será liberado.

Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, o Aterro do Flamengo terá o fechamento ao trânsito de veículos em geral, com circulação exclusiva para comitivas e os relacionados ao evento. Haverá gradeamento contínuo entre o Monumento a Estácio de Sá e o Trevo dos Estudantes, além de restrições à circulação de pedestres. A travessia ao Parque do Flamengo será permitida apenas pelas passagens subterrâneas, com as passarelas fechadas, e serão instalados 35 pontos de bloqueio.

Entre os dias 18 e 19, a operação de trânsito funcionará da seguinte forma:

Aterro do Flamengo (Av. Infante Dom Henrique)as alterações no funcionamento das pistas do Aterro começarão no dia 15 de novembro, quando os órgãos de segurança farão atividades nas pistas do Aterro, o que exigirá que fiquem fechadas à circulação do trânsito em geral, em ambos os sentidos, entre o Trevo dos Estudantes e o Monumento a Estácio de Sá, das 7h às 12h. A partir das 12h, as pistas serão reabertas ao trânsito em geral.

Do dia 17 (madrugada de sábado para domingo) até às 23h59 do dia 19 (madrugada de terça para quarta), as pistas do Aterro do Flamengo estarão fechadas de forma contínua para circulação do trânsito em geral, em ambos os sentidos, entre o Trevo dos Estudantes e o Monumento a Estácio de Sá. Somente os veículos relacionados ao evento poderão circular.

No dia 20 de novembro, as pistas estarão abertas ao tráfego em geral, porém, para garantir que os deslocamentos das delegações sejam feitos de forma segura, também nesse dia não haverá área de lazer.

Orla da Zona Sul (Av. Atlântica, Av. Vieira Souto e Av. Delfim Moreira) Fechamentos pontuais ocorrerão somente na passagem dos comboios e serão feitos pelos batedores que estarão acompanhando as delegações. Equipes da CE -Rio e da Guarda Municipal estarão reforçadas e atuando em toda a região. As vagas de estacionamento no entorno dos hotéis serão bloqueadas. Não será permitida a carga e descarga ao longo da orla da praia.

Saiba mais através dos links: https://prefeitura.rio/casa-civil/prefeitura-apresenta-plano-operacional-para-eventos-do-g20-em-novembro/#:~:text=A%20Prefeitura%20do%20Rio%20de,C%C3%BApula%20dos%20L%C3%ADderes%20do%20G20

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/g20/noticia/2024/10/31/prefeitura-do-rio-anuncia-plano-operacional-para-g20.ghtml

Fonte: Prefeitura Rio; G1

PUBLICAÇÕES RECENTES

Veja mais notícias relacionadas

A ADERJ – Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro – Fundada em 20 de maio de 1986, nasceu nas mãos de empresários do setor que identificaram a necessidade de um empreendedorismo associativo para estabelecer maior união entre atacadistas e distribuidores. 

Mais Acessados

Notícias

Associe-se

Parceiras

Downloads

ADERJ

Sobre Nós

Palavra do Presidente

Livro 37 Anos

Serviços

Suporte & Contato

aderj@aderj.com.br

(21) 2584-2446 | 2584-3590

Rua do Arroz, nº 90 - 4º andar -Grupos 443-448 e 466-471
Mercado São Sebastião – Penha Circular – RJ
CEP : 21.011-900

Copyright © 2018 | ADERJ – Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro | Todos os direitos reservados 

A ADERJ – Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro – Fundada em 20 de maio de 1986, nasceu nas mãos de empresários do setor que identificaram a necessidade de um empreendedorismo associativo para estabelecer maior união entre atacadistas e distribuidores. 

Copyright © 2018 | ADERJ – Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro | Todos os direitos reservados