No sábado, 30 de abril, o Programa RJ Para Todos, através da Secretaria de Estado de Governo, realizou um conjunto de ações sociais voltadas para a população do entorno do Mercado São Sebastião, na Penha Circular, Zona Norte do Rio de Janeiro. Foram mais de 900 atendimentos, entre emissão de documentos (primeira e segunda via de identidade, certidões de nascimento e de óbito), cadastros no Sistema Nacional de Empregos (Sine), assistência médica e odontológica e acolhimento social.
O evento teve apoio da ADERJ – Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro, da Associação Renova Mercado São Sebastião, da BGA RJ – Bolsa de Gêneros Alimentícios do Estado do Rio de Janeiro, da Fecomércio RJ – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro, e da ASSERJ – Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro.
Joilson Barcelos, presidente da ADERJ, esteve presente e ressaltou a importância de promover eventos que atendam a população. “É importante e necessário estarmos juntos do povo. Isso fortalece cada vez mais o nosso compromisso de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Mercado São Sebastião e de todo o estado”, disse.
Com a presença de Rafael Thompson, secretário de Estado de Governo, Patrique Welber, secretário de Estado de Trabalho, e Roberta Barreto, subsecretária de Estado de Governo, foi inaugurada a Unidade Móvel da Casa do Trabalhador, uma carreta equipada com 13 guichês e capacidade para atender, em média, 300 pessoas por dia e que percorrerá todo o estado oferecendo serviços como a intermediação de mão de obra, a orientação sobre carteira de trabalho digital e seguro-desemprego, o cadastro no aplicativo Mais Trabalho RJ, o apoio à preparação de currículos e cadastramento no banco de dados do Sine.
Durante o evento, foi celebrado o primeiro aniversário de fundação da Associação Renova Mercado São Sebastião. Eduardo Ribeiro, presidente da entidade, agradeceu o apoio de todos os presentes e destacou como é importante para a associação estar integrada a órgãos como a Secretaria de Governo do estado e entidades atentas às necessidades da população carioca.