O Comitê ADERJ de Recursos Humanos realizou um encontro online, nesta quarta-feira, 13 de outubro. O tema abordado foi “Dimensões da Capacidade Humana: implicações para o desempenho, desenvolvimento, carreira e sucessão”, apresentado pelo palestrante internacional Willian Bull, sócio consultor do Instituto Pieron.
O ser humano se adapta nos inúmeros âmbitos sociais, e um dos mais importante onde aplica suas capacidades é o mercado de trabalho. As organizações analisam suas necessidades e procura o profissional ideal para a vaga, estudando seu perfil geral, conhecimentos, tipo de formação, experiência e demais habilidades requisitadas para o bom desempenho do trabalho.
Tal análise deve se iniciar pelo entendimento de qual é o trabalho a ser feito e como ele se apresenta em termos de sua complexidade e dificuldade. É claro, soma-se a isto na maioria das vezes, uma expectativa de que o profissional a ser contratado ascenda dentro da estrutura organizacional ao longo do tempo de sua permanência.
Como é explicado por Willian, Complexidade não é o mesmo que dificuldade. A primeira, refere-se ao grau de ambiguidade e incerteza envolvidas nas decisões requisitadas pelo trabalho, onde, por exemplo, variáveis podem ter múltiplas interpretações e direções; já a dificuldade se relaciona à necessidade de conhecimento, experiência, habilidades técnicas e interpessoais que o trabalho requer do profissional.
Quando se trata da ascensão ou sucessão do profissional na empresa, é sempre importante analisar se as capacidades do indivíduo possibilitam a sua movimentação, realocação, promoção. Ou seja, um vendedor que é cogitado para uma vaga com gerente de vendas, pode ser o melhor na área de vendas, mas é preciso saber se ele tem a capacidade potencial para exercer tal função, além, é claro, da verificação de outros requisitos/recursos tais como formação, valorização do novo papel, habilidades específicas, traços de personalidade, dentre outros.
Entender qual é a complexidade do novo papel e o potencial do candidato a tal vaga, são fatores determinantes de sucesso para que a movimentação seja bem-sucedida.
Deste modo, é necessário ter uma visão justa e meritocrática, para que se tenha a pessoa certa, no lugar certo, fazendo o trabalho certo. Essa conexão com a necessidade empresarial, é feita observando-se certos elementos tais como: clareza das entregas em termos de padrões de qualidade, a quantidade e a complexidade das decisões a serem tomadas, os prazos a serem atendidos. Tudo deve ser pesado na hora de decidir pela contratação e/ou sucessão, levando-se ainda em consideração que a capacidade potencial humana sempre evolui. Mas é vital saber COMO evolui e com que grau de conforto um profissional fica à vontade hoje, e ficará a futuro, pare melhor aplicar toda a sua capacidade.
Se sua empresa ainda não participa do nosso Comitê ADERJ de RH, entre em contato através do telefone: (21) 98198-3684 ou pelo e-mail eventos@aderj.com.br e faça parte!