Variante Delta já é maioria nos casos de Covid no RJ
De acordo com o mapeamento feito pela Rede Corona-Ômica que vigia o genoma da Sars – CoV2 a variante Delta se alastrou rapidamente pelo estado. Em junho, os casos eram apenas 6%, pulando para 48% no começo de agosto e agora em setembro representa 86% dos casos de COVID-19 no RJ
Leitos de UTI – Covid em oito municípios estão com 100% de ocupação
Segundo o Observatório Covid-19, há uma “reversão da tendência de queda de casos”, isto é, uma possibilidade que mesmo com a população adulta vacinada os casos de Covid podem se agravar pela quantidade de pessoas contaminadas. Algo que já está sendo visto em oito municípios do Rio, onde todos os leitos de UTI dedicadas ao vírus estão lotados. O estudo sugere que há o declínio dos óbitos, mas com o crescimento dos casos as internações hospitalares vão tornar a se sobrecarregar.
Adiado a exigência do comprovante de vacinação
No Boletim Epidemiológico 34°, da sexta-feira passada (27), foi apresentado o Decreto N° 49335, que exige a comprovação de vacinação ao entrar em locais comuns como: academias, teatros, cinemas, entre outros, na cidade do Rio foi adiado do dia 1° deste mês para o dia 15 de setembro. Por conta da instabilidade do sistema do ConecteSUS, a carteira de vacinação digital, que apresentou erros como demora a carregar ou ausência do registro das vacinas.
Suspensão da aplicação de primeira dose em adolescentes
A suspensão ocorreu antes da repescagem de jovens de 16 anos ou mais no município por falta de doses da vacina Pfizer (única que tem autorização para imunizar adolescentes) entregues pelo Programa Nacional de Imunizações. Porém haverá a aplicação em adultos acima de 40 anos ou mais, assim como a imunização com a segunda dose (exceto da vacina CoronaVac) conforme a data prevista no comprovante de vacinação individual.
Falta de vacinas de CoronaVac paralisa aplicação da segunda dose
A paralisação da imunização com a segunda dose começou nesta quinta-feira (2). A Secretaria Municipal de Saúde informou que a retomada da aplicação de CoronaVac só será possível após entrega de 10 milhões de doses, entregues pelo Instituto Butantan e estocadas no Ministério da Saúde.
Fiocruz irá paralisar por duas semanas entrega da Vacina da AstraZeneca por falta de insumo (IFA)
Terceira dose em idosos foi confirmada para setembro
Idosos residentes em instituições de longa permanência tomarão a terceira dose, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. As pessoas acima de 95 anos, começará a tomar a chamada dose de reforço a partir do dia 13 de setembro. É previsto que até o dia 30 de outubro idosos de 60 anos ou mais já terão acesso também a terceira etapa de imunização.