O setor como um todo, segundo o Ranking ABAS/Nielsen 2021 (ano base 2020), se apresenta otimista com o ano de 2021, de modo que 72,4% dos pesquisados acreditam em expansão da base de clientes, 80,3% esperam aumento no faturamento e 73,2% acreditam em elevação no volume. Ainda indicando perspectiva de crescimento, com otimismo mais moderado, 59,7% dos participantes da pesquisa veem aumento da rentabilidade e 52,9% esperam atuar com maior número de fornecedores.
Outra tendência apontada na pesquisa é a aposta em produtos de marca própria. Do total de 660 respondentes, um quarto (171) afirma que trabalha com essa linha, que representa 5,3% (R$ 8,7 bilhões) do faturamento total da amostra. Cerca de 50% desse montante é realizado pelo distribuidor com entrega.
Quanto às intenções de investimentos, o quesito que concentra as maiores perspectivas de aumento é o e-commerce, com 54,2% dos pesquisados, e novos formatos de negócios, mencionado por 49,2% das empresas. Para os demais investimentos, a previsão majoritária é de estabilidade.
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FONTE: ABAD