O Presidente da ADERJ, Joilson Maciel Barcelos Filho, esteve presente na segunda edição do “Coalizão Rio”, que reuniu empresários e autoridades em busca de soluções para fortalecer a economia do Rio de Janeiro na manhã da última sexta-feira, 05 de março, no Hotel Fairmont em Copacabana.
Luís Cláudio Souza Leão, organizador do evento e Presidente do Clube Empreendedor, celebrou o encontro com otimismo e visa que o Rio de Janeiro tem muito a crescer nos próximos meses, com atrações de novos investimentos para o Estado e a revitalização do Mercado São Sebastião.
“Gostaria de agradecer publicamente ao apoio da ADERJ e do Presidente Joilson Barcelos, que foi fundamental para a realização desse evento. Agradecemos profundamente a parceria com a ADERJ para o crescimento do Rio!” afirmou Luís Cláudio.
Representando o Governador em exercício, Cláudio Castro, o Secretário Chefe da Casa Civil do Governo Estadual, Nicola Miccione, fez uma apresentação de dados sobre o déficit orçamentário previsto para 2020. Segundo ele, o Estado finalizou o ano com o saldo de R$800 milhões em caixa, quando a expectativa era de R$6 bilhões negativos. Nicola falou ainda sobre a recuperação fiscal do Rio, que está em regulamentação pelo Ministério da Economia e pretende gerar aumento de receita.
O Secretário de Desenvolvimento, Inovação e Desburocratização da Cidade do Rio de Janeiro, Chicão Bulhões, esteve no evento representando o Prefeito Eduardo Paes. Chicão afirmou que o Rio de Janeiro tem total capacidade para ser o Estado número um do Brasil para fazer negócios, ultrapassando São Paulo. Segundo ele, com a racionalização dos processos e a autodeclaração em 90% dos casos de licenciamento, “os processos vão voar!”.
O Presidente da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz Junior, foi aplaudido pelos convidados quando, em sua fala, cobrou do Prefeito e do Secretário um diálogo entre os empresários e as autoridades antes da tomada de decisões de grande impacto para o setor produtivo.
“Talvez as medidas pudessem ter sido aperfeiçoadas de forma a não causar impacto tão grande nos negócios. Essas medidas são injustas apenas com as empresas formais, pois dificilmente haverá punição dos informais que não geram emprego e renda para a economia.”, disse Queiroz. No dia anterior ao evento, o setor de bares e restaurantes receberam o decreto com o anúncio de fechamento às 17h na Cidade do Rio.
O Presidente da ADERJ, Joilson Maciel Barcelos Filho, comentou sobre a importância de eventos como o Coalizão Rio. Em seu discurso, Joilson falou sobre os novos incentivos fiscais do Estado, que estão fazendo a economia avançar estrategicamente.
“O Galeão é o único aeroporto do Brasil planejado originalmente para ser o maior hub do país, com a melhor infraestrutura instalada para o atendimento ao público e às aeronave. Mas, atualmente, ele não tem todo esse destaque. Muito pelo contrário, tem papel secundário para aeroportos de outros estados, como Congonhas, Guarulhos e Brasília.” Concluiu o Secretário.