O Ano de 2020 foi complexo e desafiador. Exigiu de nós coragem, resiliência e união. Juntos, construímos a transformação necessária para manter a relevância e a força do nosso setor.
Descobrimos ser igualmente vulneráveis diante de um inimigo invisível que não pede nossa identidade para nos atacar ou nos salvar, seja rico ou pobre, importante ou simples, famoso ou anônimo, uma verdadeira batalha mundial contra um vírus que quebra paradigmas e assombra a humanidade.
Mesmo diante de tantas incertezas, a união entres as entidades de classe, o poder legislativo e executivo, nos traz esperança, e aponta para o caminho da geração de novos empregos, do desenvolvimento e da recuperação da fragilizada economia do Estado do Rio de Janeiro.
O Projeto de nº Lei 2772, de autoria do próprio Poder Executivo, aprovado pela ALERJ em uma votação esmagadora com 56 votos a favor e 8 contra, amplamente discutido após várias audiências públicas, fruto de amplo estudo da Secretaria Estadual de Fazenda e da participação de várias entidades do setor produtivo fluminense, é o sopro de esperança.
A Lei nº 9.025/2020, copiada do Espírito Santo já foi sancionada pelo governador Cláudio Castro. Diante de um cenário tão conturbado e de tantos fatos negativos, o setor produtivo aguarda a iniciativa da Secretaria de Fazenda do Estado que tem a responsabilidade de regulamentar a lei, de fazer a sua parte, e assim, amenizar a concorrência desleal com os estados vizinhos.
A regulamentação da Lei vai contribuir para o desenvolvimento sócio econômico do Estado do Rio de Janeiro, uma conquista de todos.
Em fim.
Em 2020 aprendemos dar mais valor à vida, embora tenhamos perdido milhares delas. As adversidades e os desafios continuarão e vão nos exigir muita união e trabalho em 202, estamos preparados.
Por tudo isso, pelo Natal e o Ano Novo, desejamos à você, a cada parceiro, colaborador e associada a felicidade tão almejada, que neste ano vimos ameaçada.
Nunca foi tão importante desejar Saúde e fazer um brinde à vida.
Joílson Maciel Barcelos
Presidente