Neste momento tão delicado para todo o país, as empresas – e as entidades que as representam – têm uma grande responsabilidade e precisam atuar em diversas frentes, avalia o presidente da ABAD, Emerson Destro.
“Com a pandemia atual, as empresas têm a preocupação de informar e treinar seus colaboradores na adoção de novos hábitos sociais, reforçar as medidas de higiene em seus restaurantes e refeitórios, disponibilizar álcool gel nas dependências da empresa e providenciar o afastamento dos colaboradores que estão nos grupos de risco, entre outras tantas medidas que visam preservar a saúde de todos; porém, nossa responsabilidade como elo fundamental da cadeia de abastecimento vai além”, pondera Destro. CLIQUE para ver comunicado sobre as precauções.
Ele salienta também que o atacado distribuidor constitui atividade econômica ESSENCIAL e que dele depende não apenas o abastecimento das famílias como também a sobrevivência e manutenção de postos de trabalho do pequeno varejo.
Parceria com a indústria
“O que podemos garantir ao público consumidor é que nossas empresas seguem funcionado normalmente para atender aos pedidos do pequeno e médio varejo”, afirma Emerson. “As indústrias fornecedoras do setor também seguem trabalhando a todo vapor. Mantemos contato com indústrias de diversos segmentos (higiene, limpeza, alimentos) e algumas delas, inclusive, num gesto de patriotismo, adiaram reajustes de preços programados para abril. Assim, posso dizer que não vemos qualquer risco de desabastecimento.” Veja COMUNICADO sobre o abastecimento.
Atuação política
A ABAD informa que o governo federal está atento à importância do setor na cadeia de abastecimento e sua função social e econômica, inclusive na manutenção dos empregos do pequeno varejo e no abastecimento do consumidor. “O ministério da economia tem divulgado diversas medidas trabalhistas que nos ajudam a flexibilizar as relações dos contratos de trabalho, além de algumas poucas medidas econômicas, ainda não muito relevantes para o nosso setor. Por isso, na sexta-feira, 20 de março, a ABAD elaborou um DOCUMENTO junto com as outras oito entidades que compõem a Unecs, com conteúdo muito relevante para os setores de comércio e serviços”, informa o presidente da ABAD.
Mensagem aos empresários e aos colaboradores
Aos empresários do setor atacadista distribuidor, Emerson Destro recomenda resiliência. “Acho que essa é a grande mensagem. Temos de estar ao lado das nossas equipes, motivando, e também divulgando a importância do nosso trabalho não só para as indústrias, mas principalmente para o consumidor, que precisa saber dos nossos esforços para desempenhar nosso papel de abastecimento. As dificuldades são muitas, mas não podemos parar. Se nós, empresários do setor atacadista, pararmos, o caos vai se instalar e o problema vai ser muito maior”, prevê.
Veja abaixo o vídeo institucional em que o presidente Emerson Destro se dirige ao setor: