Em 60 dias todas as pendências de empresas do setor Atacadista/Distribuidor do Estado do Rio de Janeiro relacionadas ao RIOLOG e a outros tipos de Incentivos Fiscais estarão equacionadas. A afirmação foi feita nesta terça-feira (27/08) pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais – SEEDERI – Dr. Lucas Tristão que a convite da ADERJ – Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro abordou o tema em palestra que lotou o Auditório da Bolsa de Gêneros Alimentícios – BGA RJ localizado no Mercado São Sebastião – Penha Circular/RJ.
Lucas Tristão acrescentou que neste período de dois meses a Comissão de Análise da RIOLOG apreciará juntamente com a CODIN – Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro as documentações dessas empresas que possuem algum tipo de pendência bem como visitas técnicas para constatar “in loco“ a situação de cada uma. Deixou claro que o Governo do Estado quer ser justo com o setor vital para a economia do Rio, o segundo maior mercado consumidor do país.
“Nosso compromisso é estabelecer um ambiente de segurança jurídica para o RIOLOG e outros Incentivos, fomentar o comercio Atacadista/Distribuidor. Vamos rever a métrica destes incentivos que em muitos casos não puderam ser seguidas pela imprevisibilidade do mercado cuja crise não poderia ser prevista nem pelos piores dos pessimistas. Estamos dispostos a estabelecer novas métricas que serão posteriormente analisadas pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ – Como determina a Lei.” Afirmou o Secretário.
Diante da forma contundente e transparente como o assunto foi abordado, o Secretário que estava acompanhado de sua equipe, Celso Marcon, Subsecretário de Relações Internacionais e Administração de Indiretas da SEDEERI, Felipe de Abreu Caceres, Subsecretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais – SEDEERI, Rafael Lyrio, Superintendente de Competitividade Econômico-Tributária da CODIN, foram aplaudidos de pé por todos os cerca de 300 presentes.
Dr. Lucas Tristão disse em seguida que a meta é deferir o maior número de Incentivos Fiscais possíveis pois o Governo Wilson Witzel reconhece a importância dessa ferramenta para o Desenvolvimento Econômico e geração de empregos no Estado do Rio de Janeiro. Disse ainda que só serão excluídos aqueles que cometeram algum tipo de irregularidade fiscal premeditadamente.
“As empresas que pediram uma reavaliação de suas posições na RIOLOG por não conseguirem atingir a meta serão avaliadas e existe grande possibilidade desses incentivos serem renovados” respondeu o Secretário à uma pergunta feita pelo Presidente do Conselho Fiscal da ADERJ – Sr. Hélio Castor Maciel – Referindo-se a 30 empresas que teriam enfrentado concorrência desleal e desta forma não conseguiram as devidas contrapartidas.
A Superintendente da ADERJ, Ana Cristina Cerqueira, fez um veemente pedido às associadas que estão com algum tipo de pendência documental para que apresentem de forma urgente suas documentações à CODIN.
Em seguida o 2º Vice-Presidente Sr. Luiz Carlos Marinho, entregou ao Secretário Lucas Tristão o TROFÉU PARCEIRO DA ADERJ 2019 por entender que ele está compromissado com o segmento Atacadista/Distribuidor e pela sensibilidade na compreensão das inúmeras dificuldades que as empresas associadas atravessaram nos últimos anos.
O Presidente da ADERJ – Joilson Maciel Barcelos não pôde estar presente por motivos de saúde, porém foi representado à mesa pelo 2º Vice-Presidente, Sr. Luiz Carlos Marinho que agradeceu o empenho do Secretário em defesa do empresariado fluminense.
Também fizeram parte da mesa, ao lado dos representantes do Dr. Lucas Tristão, o 1º Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da ADERJ, Presidente do Sindicato de Gêneros Alimentícios do Estado do Rio de Janeiro e Vice-Presidente da Fecomercio, Sr. Antônio José Osório, Vice-Presidente da BGA RJ, Sr. Eduardo Ribeiro e representando a Federação de Câmaras de Diretores Lojistas do Estado do Rio de Janeiro, o Presidente da CDL Niterói, Sr. Luiz Vieira.