Será aberta na noite de hoje 19 se estendendo até o dia 21/03 no Riocentro a Super Rio Expofood Preview, evento idealizado pela – Associação dos Supermercados do Rio de Janeiro -ASSERJ em parceria com a Escala Eventos com o objetivo de lançar o melhor trade show da América Latina. Este ano vai acontecer no dia 09 de novembro, em um local emblemático do Rio de Janeiro: o Maracanã.
“Não somos mais uma feira do setor, somos um conceito diferente e inspirador. O evento cresceu de tamanho, teremos 40 expositores e três palestrantes, entre eles, Vicente Falconi. Na preview temos a oportunidade de projetar no mercado novos produtos, apresentar novidades e tendências do setor”, afirma Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.
O networking também é um dos objetivos do evento que tem em seu público-alvo a presença de diretores, presidentes, compradores e profissionais de supermercados, hotelaria, panificação, franchising, conveniência, bares e restaurantes.
O palco será construído no gramado do Maracanã e a expetativa é receber duas mil pessoas. Entre as marcas confirmadas estão PecPão, Marquespan, Go Green, Impetus Facilities, Eletrofrio Refrigeração, Moxuara, OAM, Riclan, Sancapel, Supra Alimentos.
Em uma década de mudanças aliadas ao Zeitgeist (termo alemão cuja tradução significa espírito da época), vivemos uma revolução digital cada vez mais rápida, que transforma a mentalidade das pessoas, impactando diretamente nesses três tipos de conexões: humanas, profissionais e tecnológicas. Nesse contexto, a temática do Trade Show será CONEXÕES.
Faturamento do setor
O setor supermercadista do Estado do Rio de Janeiro registrou faturamento anual em 2018 de R$ 39,3 bilhões, com crescimento nominal de 1% na comparação com 2017, de acordo com levantamento da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O Estado do Rio de Janeiro representa 11% do faturamento do país. Foram registrados 184.711 mil empregos diretos no Estado, ante 182.919 mil registrados em 2017, criando 1.792 mil novas vagas de empregos. O levantamento destaca ainda que o setor encerrou o ano passado com 4.864 mil lojas e 20.648 checkouts.
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e VP da ABRAS, contextualiza os fatores para o desempenho do varejo supermercadista. “A estabilidade política refletida na economia em nível Federal e Estadual, o maior investimento e atenção do governo Estadual para a questão da segurança pública no Rio de Janeiro. O estreitamento das parcerias entre supermercados e indústrias. E a tendência de crescimento da economia em nível nacional, pois já são 8 trimestres seguidos de crescimento econômico. Tudo isso impacta na confiança do consumidor e do empresário”, diz.
Queiróz ainda ressalta os desafios do setor com as mudanças tecnológicas. “Os empresários precisam cada vez mais ter pessoas qualificadas em suas lojas. Nós fomentamos o segmento através da Escola ASSERJ, oferecemos cursos para capacitar diversas áreas do varejo supermercadista. Novos formatos e novas experiências de compra precisam ser oferecidas a um consumidor, cada vez mais exigente”, declara.
A ADERJ – Associação dos Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro – estará presente no evento com mais de 100 associadas, intensificando a parceria com a ASSERJ entidade com a qual temos caminhados juntos na defesa dos interesses da economia do Estado do Rio de Janeiro.