Poupança volta a ter rendimento pela regra antiga, com retorno fixo de 0,5% ao mês + TR, ou 6,17% ao ano. Mas mesmo rendendo mais, continuará perdendo para a inflação. Veja simulações de rentabilidade nas principais aplicações de renda fixa.
Com a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa básica de juros (Selic) para 9,25% ao ano, o cálculo do rendimento da caderneta de poupança muda e a rentabilidade voltará à regra antiga. Mas, mesmo pagando mais, a modalidade de investimento mais popular do país continuará perdendo para a inflação.
A rentabilidade da poupança passa a ser de 0,50% ao mês + TR, ou 6,17% ao ano – o mesmo rendimento que já era pago para a chamada “poupança velha” (depósitos feitos até abril de 2012). Até então, com a Selic a 7,75% ao ano, o retorno estava em 0,44% ao mês e de 5,43% ao ano.
Fonte: G1
(https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/12/08/selic-a-925percent-calculo-do-rendimento-da-poupanca-muda-veja-como-fica-e-o-comparativo-com-outros-investimentos.ghtml)