O Seminário ABAD & Filiadas aconteceu no último final de semana no Hotel Maksoud Plaza em São Paulo e contou com a presença de líderes regionais e coordenadores executivos, além do Presidente Emerson Destro e da diretoria da entidade.
A ADERJ – Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro esteve presente no evento com a presença do 2º Vice-Presidente, Sr. Luiz Carlos Marinho representando o Presidente Joilson Barcelos. A Superintendente Executiva, Cristina Cerqueira e parte da Diretoria Executiva da ADERJ também estava presentes no evento, participando ativamente de todas as reuniões e painéis que abordaram os principais assuntos que cercam o atual cenário do setor Atacadista/Distribuidor.
No Seminário foram ministradas diversas palestras como por exemplo a de Bernard Appy, Economista e Diretor do Centro de Cidadania Fiscal que esclareceu pontos importantes sobre a Reforma Tributária. Autor do texto da proposta de Reforma Tributária encampada pela Câmara dos Deputados, a PEC 45. Bernard crê que o ambiente está mais favorável à criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que abarca tributos sobre consumo de União, Estados e municípios. Já Marcos Cintra, Economista e ex-deputado, defendeu a proposta do Governo Federal, que prevê a fusão do IPI, PIS, Cofins e CSLL e a contribuição empresarial sobre a folha salarial em um único imposto, que seria cobrado sobre os pagamentos e compra e venda de bens e serviços.
Vários temas importantes para o segmento foram apresentados, entre eles o painel sobre Agenda Política que abriu o evento com debates e análises dos pleitos prioritários do setor Atacadista/Distribuidor. Participam deste painel, além do presidente Emerson Destro, os vice-presidentes responsáveis pelos pleitos – Juliano Cesar Faria Souto (PL Distribuição, Enquadramento da Atividade de RCA no Simples e Exclusão de Adicional de Periculosidade para motociclistas que utilizam a moto como meio de transporte), José Luis Turmina (Marco Regulatório de Transportes e Cargas Perigosas), Hellton Veríssimo Marinho Diniz (MIP – Medicamentos Isentos de Prescrição)e Leonardo Severini (Reforma Tributária). Também integraram o painel Alessandro Dessimoni (assessoria jurídica), João Henrique Hummel (assessoria parlamentar).
Outro assunto abordado foi Comunicação no setor, com o lançamento do Anuário ABAD 2019 e da Revista Distribuição Digital. As principais parcerias da Central de Negócios ABAD fizeram uma apresentação de estratégias e o final do evento ficou marcado pelo Círculo de Diálogo Livre que contou com a participação de Presidentes e Executivas das filiadas e do Presidente e do Executivo da ABAD.
“Como precisamos conhecer as diferentes propostas que estão em debate, concluímos que seria melhor ouvir especialistas responsáveis por projetos diferentes. Dessa forma, teremos condição de avaliar as propostas e tirar conclusões”, afirma Oscar Attisano, superintendente executivo da ABAD.