Na manhã de quarta-feira dessa semana, 28 de julho, o Comitê ADERJ de Recursos Humanos realizou mais uma edição de suas reuniões mensais. Desta vez, o tema proposto foi a respeito do Plano de Desenvolvimento Pessoal – PDI, assunto essencial para expansão da empresa a partir dos seus integrantes, onde é observado o potencial de cada profissional e seu setor, criando assim, uma melhor perspectiva de carreira na empresa através do desenvolvimento de suas competências e habilidades pessoais, o que certamente trará benefícios para ambos.
Alexandre Andrade Albuquerque, coordenador do Comitê, iniciou dando boas-vindas ao grupo e a novos participantes que estavam muito interessados no tema, apresentando Ana Resende, que é Diretora na Banyan Global, especialista em estratégia, operações e práticas de Recursos Humanos, acompanhada também pela especialista Monique.
Ana Resende iniciou explicando os conceitos de Andragogia, metodologia para educação de adultos utilizado no mercado de trabalho para que o profissional possa se atualizar e se adaptar as mais diversas mudanças de cenário, como ocorreu quando muitas empresas necessitaram trabalhar home-office durante a pandemia de Covid-19 e os empregados tiveram que receber guias e mentorias de como trabalhar de casa e utilizar a tecnologia ao seu favor.
Cada empresa, sendo ela familiar ou não, requer de uma análise das hierarquias, competências, mapeamento de potenciais e déficits, completamente singular para cada organização, setor e área de atuação no mercado. O exame a respeito das competências dos indivíduos é o mais essencial para a criação de estratégia da PDI, algumas empresas utilizam a analogia CHAVE: Conhecimento, Habilidade, Atitude, Valores, Entrega; para criar o mapa a ser executado.
Considerando a necessidade de cada empresa em melhorar seu desempenho e solucionar crises, a partir dos seus colaboradores a execução do aperfeiçoamento conta com um modelo de aprendizagem apresentado por Ana Resende o 70:20:10, onde a Pirâmide de Aprendizado é um aliado para entender como passar o conhecimento ao profissional. Nele é observado como este conhecimento é absorvido melhor. Os primeiros 70% é adquirido na prática, no dia-a-dia de trabalho, os 20% são as interações informais, como conversações, filmes, leituras, já os 10% é relacionado ao aprendizado formal com cursos, faculdades e mentorias, entre outros.
Conheça e faça parte! Se sua empresa ainda não participa do nosso Comitê, entre em contato com a ADERJ através do telefone: (21) 2584-2446/ (21) 2584-3590 ou pelo e-mail eventos@aderj.com.br.