fbpx
Text

Notícias

Parlamentares entram em acordo e devem votar PLP 05/21 no dia 7 de julho

05 jul 2021 - Notícias

Os recursos dos deputados contrários à aprovação do Projeto de Lei 05 de 2021 estão se esgotando e a votação do texto deve acontecer na próxima quarta-feira, dia 7 de julho, na Comissão de Finanças e Tributação. Essa é a expectativa da assessoria parlamentar da ABAD. Após a deliberação, se aprovado, o PL segue para a Comissão de Constituição Justiça e, na sequência, será votado no Plenário da Câmara dos Deputados.

Nessa semana, em reunião deliberativa da Comissão, os parlamentares, liderados pelo relator do PL, deputado Da Vitória, do Cidadania-ES (foto), fizeram um acordo com o deputado Júlio César, do PSD-PI (foto), presidente da CFT, e pediram vistas conjuntas do projeto para colocar o texto em votação na semana que vem.

Em ação conduzida pelo líder regional da ABAD no Nordeste, Antônio Alves Cabral, em conjunto com Asdab (Associação dos Agentes de Distribuição da Bahia), Sindatacado (Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores de Gêneros Alimentícios do Estado da Bahia) e Fecomercio/CNC, o deputado José Neto (PT-BA) conversou com o deputado Ênio Verri (PT-PR), que estava travando a pauta na Comissão e conseguiu demovê-lo da posição inicialmente negativa em relação ao projeto.

O deputado Ênio afirmou em discurso na Comissão que o PLP é meritório e que nesse sentido quer se juntar ao deputado Da Vitória para propor um texto de consenso. Dessa forma, propôs uma transição e assim terá o seu apoio na votação. Na ocasião informou que foi procurado por parlamentares de seu partido o que também o fez refletir melhor sobre a matéria.

Mobilização

O presidente da Sincades – Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo, Idalberto Moro, tem atuado nos bastidores, apoiando o Comitê da Agenda Política junto ao deputado Da Vitória.

“Estamos em um momento decisivo para aprovação do projeto na Comissão. Portanto, precisamos trabalhar mais do que nunca os deputados que ainda não temos certeza do apoio. Será de extrema importância o empenho de cada Filiada que tem deputados na comissão e buscar o seu apoio. Se mesmo assim não conseguirem confirmação, vamos atualizar a listagem e atuar estrategicamente para buscar o apoio. Seja através do Efrain [deputado Efrain Filho, autor do PL e presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços – FCS], dos partidos ao qual o deputado pertence e até do governo do Estado”, afirma Idalberto.

CLIQUE AQUI para acessar a lista atualizada em relação aos deputados da Comissão e os seus posicionamentos.