fbpx
Text

Notícias

Entrevista com Sergio Ribeiro – Diretor Regional do SENAC

30 mar 2021 - Notícias

No início deste mês, a ADERJ – Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro – foi contemplada, de forma especial, com 22 bolsas de graduação no curso de logística, ofertadas pelo SENAC-RJ, que busca por meio da educação, elevar os níveis dos profissionais que atuam na cadeia de abastecimento do nosso Estado.

Em uma entrevista, exclusiva, o Diretor Regional do SENAC, Sergio Ribeiro, conta detalhes sobre a parceria com a ADERJ e salienta a importância do mercado se reinventar para viver o “Novo Normal”, durante e pós-pandemia.

 

ADERJ: Como a graduação em logística pode beneficiar os profissionais que atuam no segmento atacadista/distribuidor?

Sergio Ribeiro: Creio que uma das grandes vantagens de se realizar graduação na área em que o profissional já atua é a certeza da aplicabilidade do conhecimento, ou seja, o aproveitamento é potencializado.

Além disso, a ampliação da compreensão do funcionamento de toda a cadeia logística torna os profissionais mais completos e permite uma contribuição mais eficaz para empresa que ele trabalha.

Com a metodologia adotada na graduação da Faculdade Senac RJ, os benefícios vão muito além do diploma, vai permitir aos estudantes e profissionais a oportunidade de atuarem em consultorias solucionando casos reais. Isso nem sempre é vivenciado nas empresas, nos cargos que alguns deles já possuem.

A graduação vai trazer benefícios mútuos, para o profissional e para a empresa. Em suma, estes profissionais complementam a teoria com a prática e assim adquirirem embasamento para a tomada de decisões mais acertadas no dinâmico mercado da logística.

 

ADERJ: No cenário atual que estamos enfrentando no Brasil e no mundo, com a pandemia de COVID-19, qual a importância de um profissional buscar especialização em sua área de atuação?

Sergio Ribeiro: A importância é absoluta. Com a Pandemia, os empregos formais reduziram drasticamente e o cenário que temos pela frente, é de maior retração ainda e desta forma, os profissionais com melhor qualificação, terão preferência.

Nossos estudos e pesquisas demonstram claramente que as profissões terão uma volatilidade muito grande, além de se especializar no que faz, é muito importante que ele seja versátil e se possível, ter mais de uma qualificação. Enxergo o setor de logística como uma grande oportunidade, muitas grandes redes de comercio varejista, estão se transformando em enormes showrooms e vendendo pela internet, virando plataformas e a logística é peça fundamental neste novo modelo. Aqui no Brasil podemos citar a Magalu, Americanas.com, e etc.

Acho que todos nós teremos que nos reinventar, nos adaptarmos a novos modelos de negócios e principalmente estarmos muito bem-preparados para o “Novo Normal”, apesar de eu não gostar deste termo, prefiro usar “Era de transformações”, pois é isto que passaremos a viver.

 

ADERJ: Como o SENAC-RJ vem atuando para combater os efeitos da pandemia?

Sergio Ribeiro: Por falar em desafios, acho que este foi um dos maiores da minha vida. O SENAC-RJ, sempre se destacou por “aprender fazendo”, sempre com cursos com muita prática e em sua maioria presenciais.

Eu tinha acabado de assumir a Diretoria Regional do Senac em janeiro de 2020, estava ainda me adaptando a casa e em março veio a Pandemia. Pegou a todos de surpresa e, como gestores, tivemos que dar respostas que não tínhamos, pois nunca, nenhum de nós viveu algo semelhante.

Primeiramente, buscamos garantir o emprego de todos, usando as prerrogativas legais que tínhamos e fazendo que ninguém perdesse mais de 25% do seu salário. Buscamos acudir aos nossos instrutores que não tinham horas programadas, fazendo uma média dos últimos 12 meses e antecipando compra de horas aulas deles para que pudessem segurar a situação de imediato, os que tinham aulas programadas, pagamos, mesmo que não executadas, ficando com crédito.

Aí, o desafio imenso de transformar a quase totalidade de cursos presenciais em cursos online e EAD, não tínhamos plataformas adequadas, tivemos que contar com a competência da nossa equipe e de nossos instrutores, que foram incansáveis neste desafio. Conseguimos migrar um número muito grande de cursos e ainda disponibilizar cursos gratuitos (quase 100), online em nosso site, para a população se qualificar neste período e a grande maioria deles com direito a emissão de certificados.

Doamos alimentos perecíveis estocados para os cursos de gastronomia e equipamentos (aventais, luvas e mascaras) dos nossos cursos da área de saúde. Temos certeza de que o SENAC -RJ, cumpriu seu papel social.