ASSESSORIA TRIBUTÁRIA
A realidade tributária brasileira é notoriamente complexa, sendo um dos componentes do chamado “custo Brasil”. Existem dezenas de tributos exigidos em nosso país, entre impostos, taxas e contribuições.
O excesso de tributação inviabiliza muitas operações e a associação orienta suas associadas a tornar possível, a aplicação de determinados incentivos fiscais concedidos em nosso Estado, para produtos e serviços, num preço compatível com outros Estados vizinhos.
Há ainda a edição de grande quantidade de normas que regem o sistema tributário, oriundas dos 3 entes tributantes (União, Estados e Municípios)
Cálculos aproximados indicam que um contabilista, somente para acompanhar estas mudanças, precisa ler centenas de normas (leis, decretos, instruções normativas, atos, etc.) todos os anos.
E ainda, há dezenas de obrigações acessórias que uma empresa deve cumprir para tentar estar em dia com o fisco: arquivos digitais, declarações, formulários, livros, guias, etc.
Desta forma, o grande volume de informações e sua contínua complexidade acabam dificultando a aplicação de rotinas e o planejamento. As pessoas responsáveis pelo setor de tributos das empresas dispõem de pouco tempo para se dedicar ao estudo das legislações pertinentes, resignando-se ao cumprimento das rotinas e recolhimento dos tributos, às vezes de forma imprecisa ou incorreta.
Aliado a isto, note-se que numa empresa de porte média, várias pessoas, além das que estão diretamente trabalhando no departamento fiscal, envolvem-se com rotinas associadas a tributos. Um exemplo é o pessoal do faturamento, que emite notas fiscais e calcula impostos.
Portanto, visando amenizar para as empresas associadas temos uma assessoria tributaria que analisa todos os dias as mudanças na legislação Estadual e Municipal em especial alterações em regimes tributários do setor Decreto 44.498/2013, RioLog Lei 4.173/2003, Decreto 36.453/2004 e a Lei nº 9.025/2020. As associadas são atualizadas através dos nossos canais da comunicação como site, redes sociais entre outros, sobre alterações no ambiente tributário em todos os níveis quando relevantes. Sanamos as dúvidas de nossas associadas através do e-mail assessoriatributaria@aderj.com.br, e todas as quartas-feiras atendemos presencialmente em nossa sede, com horário previamente agendado.
Essa Assessoria Tributária tem permitido da Associação dos Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro – ADERJ – a alcançar muitas conquistas, o que requer permanente relacionamentos com os poderes Executivo e Legislativo, bem como intensificar a relação com entidades parceiras que buscam os mesmos objetivos.