O Projeto Vidas Preciosas promove a inclusão social por meio do esporte cricket no Rio de Janeiro. O projeto tem como objetivo desenvolver e fortalecer a prática esportiva entre crianças e adolescentes de comunidades carentes. Faça parte deste jogo!
O Cricket foi a modalidade esportiva escolhida por promover inclusão social, incentivo aos estudos, oferecer saúde física e mental, além de dar oportunidade aos jovens de fazerem parte da seleção brasileira de cricket e de cursar uma graduação no futuro.
A ADERJ – Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro, junto com o RioSolidario, apoiam este importante projeto, que transforma vidas.
Impulsionar a vida de crianças e adolescentes de comunidades carentes, promovendo inclusão social, incentivando os estudos e fomentando a saúde física e mental. Essa é a proposta do Projeto Vidas Preciosas, uma iniciativa inédita do Instituto ABAD, braço social da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD) com a Confederação Brasileira da Cricket em parceria com a Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro (ADERJ) e o RioSolidario. O lançamento aconteceu no dia 6 de maio de 2024, na Escola Municipal Gonçalves Dias, em São Cristóvão, e promete ser uma jornada
transformadora para aproximadamente 100 alunos ao longo de um ano.
O cricket ainda não é muito conhecido no Brasil, mas trata-se do segundo esporte mais jogado no mundo. Praticado com uma bola dura, um bastão e dois times de onze jogadores, é similar ao “taco” que é jogado por aqui. A modalidade só vem crescendo e conquistou um grande marco neste ano: mais de um século depois de sua única participação em Olimpíadas, em 1900, estará de volta aos Jogos Olímpicos em 2024.
Maristela dos Santos, mãe da aluna Aymee Nivine, de 12 anos, não conhecia o cricket, mas achou a proposta muito valiosa. “Espero que minha filha siga animada com essa nova experiência porque todo esporte é bom, ajuda na disciplina e no respeito pelo próximo. Por ser na Escola dela, ainda tem o apoio das amigas e dos professores. Quem sabe ainda incentiva uma nova profissão?”, declarou animada.
Com aulas duas vezes por semana no contraturno dos alunos da Escola Municipal Gonçalves Dias, o cricket será apresentado e colocado em prática por professores da CBC – Confederação Brasileira de Cricket que faz parte do Projeto Vidas Preciosas. O estado do Rio de Janeiro é o primeiro a implementar a novidade com o apoio da ADERJ. A intenção é que o Vidas Preciosas também seja implementado nos seguintes destinos: Aracaju, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo.
“O Cricket foi a modalidade esportiva escolhida pela ABAD por permitir a inclusão social, incentivar os estudos, oferecer saúde física e mental, além de dar uma oportunidade real aos jovens de fazer uma faculdade ou de integrar a seleção brasileira de cricket”, esclarece Andreia Santos, coordenadora do Instituto ABAD.
A ADERJ foi precursora na adesão ao Projeto VIDAS PRECIOSAS. “Estamos muito orgulhosos de trazer esta jornada incrível e transformadora ao Rio, e para esta primeira turma. Almejamos muitos anos de sucesso a esta iniciativa que ajudará a todos os alunos e famílias através do esporte”, comentou Sra. Ivane Menendes, presidente do grupo ADERJ Elas.
O RioSolidario desempenha um papel ativo na execução do projeto, acompanhando de perto cada etapa, desde a participação nas atividades até a distribuição dos lanches durante os encontros. Além disso, está envolvido em programações extras, na elaboração de relatórios e na criação de indicadores sociais para avaliação do impacto gerado.
Para a presidente de honra do RioSolidario, Analine Castro, as parcerias são os alicerces de nosso compromisso com o futuro, e o Vidas Preciosas representa a essência da transformação. “Com a sinergia entre esporte e educação, muitos jovens terão a oportunidade de se tornarem líderes, atletas e cidadãos exemplares. Essa colaboração não apenas fortalece o presente, mas também molda o amanhã, garantindo um legado de oportunidades e inclusão para as gerações futuras”, declarou.
A Associação Prover, como parte da Rede de Organização Social cadastrada no RioSolidario, foi selecionada por atuar com jovens na Escola, após avaliação da estrutura adequada para o desenvolvimento das aulas, garantindo dentre outros fatores, ambientes adaptados para pessoas com deficiência (PCDs).
BENEFÍCIOS ALÉM DAS QUADRAS
- Atividade física e saúde a curto e longo prazo
- Segurança e proteção contra os riscos que a rua pode trazer
- Esporte promove equidade e aumento da auto estima
- Estimula a liderança e a inteligência emocional que preparam para a vida profissional
- Oferece chances de carreiras e promove a inclusão social
- Oportunidade de fazer uma faculdade
- É um caminho para fazer parte da seleção brasileira de cricket
Informações:
Telefone: (21)2584-2446 | 2584-3590
www.aderj.com.br | aderj@aderj.com.br
Para saber mais sobre o projeto, acesse: abad.com.br/vidas-preciosas