Todos os anos, no mês de janeiro, a National Retail Federation (NRF), federação que representa os varejistas dos Estados Unidos, realiza o Retail’s Big Show, evento que reúne os maiores executivos e especialistas do varejo em todo o mundo.
Devido à pandemia da Covid-19, a edição 2021 foi dividida em dois capítulos: o Retail’s Big Show – Chapter One (realizado virtualmente entre os dias 12 a 14, 19 e 21 a 22 de janeiro) e o Retail’s Big Show – Chapter Two (previsto para ser realizado presencialmente na cidade de Nova York, entre os dias 6 e 8 de junho de 2021).
Conheça alguns cases e insights apresentados por grandes lideranças do varejo internacional no último dia do evento.
A primeira palestra do dia foi sobre a Picnic, uma rede holandesa de supermercado on-line que atua na Holanda, em parceria com a Salesforce, que chegou ao mercado em 2015 para resolver o problema de alimentos frescos através de predição de demanda. O foco da palestra estava no desafio enfrentado pela empresa durante a pandemia, que obrigou o investimento em tecnologia a revisitar os algoritmos de predição de demanda para evitar os problemas clássicos, como falta ou excesso de estoque e atraso na entrega.
A segunda palestra foi um verdadeiro bate-papo com mulheres empoderadas, entre elas, Judith Mckenna, Presidente Internacional e CEO do Walmart. O painel contou com as presidentes da American Express, WW International e The Vitamin Shoppe, sobre o avanço do mercado Wellness & Heathy durante a pandemia, que agora virou sinônimo de físico, mental e emocional, com destaque para o surgimento da linha de bem-estar CBD, sigla de canabidiol (cannabis).
Outro ponto debatido foi a importância da liderança durante a pandemia, para engajar o time na necessidade de transformar o negócio sem perder o propósito e o apoio das comunidades onde as lojas estão inseridas.
Para terminar o dia, destaque para os temas voltados para o marketing digital e as mídias sociais. No caso do marketing digital destaque para a palestra do CEO da NA-KD com as especialistas de marketing digital, Lauren Sherman da Business of Fashion e Jennifer Powell, CEO da Jennifer Powell, Inc. O ponto alto da palestra ficou por conta da estruturação da estratégia em camadas, para que fosse possível interagir e aprender com as comunidades. Para isso, as empresas investiram em influenciadores digitais para aumentar o acesso ao público-alvo e aumentar o ROI, retorno de investimento das marcas, conforme os perfis mapeados. Este dia também trouxe o avanço do computer-generated imagery (CGI), uma tecnologia de gamificação que cria avatares específicos para interagir com o público-alvo.
Para Gustavo Vanucci, correspondente da Revista Gôndola (veículo da Associação Mineira de Supermercados), os principais takeaways do dia foram:
1º) O desafio de prestar serviços à comunidade local através de modelos como pronta entrega de produtos, seja através da subscrição (assinatura) ou de venda via plataforma digital.
2º) Incremento da seção wellness & health atreladas a serviços online voltados para saúde física e mental.
3º) Identificar soluções e serviços que possam aumentar o relacionamento dos clientes com a marca e não apenas ficar enviando panfletos e promoções.
4º) A importância de implementar um programa de fidelidade, de forma que o consumidor possa confiar na marca e ceder os dados para receber como recompensa os insights, conteúdos e serviços que façam diferença no seu dia a dia, uma vez que a aceleração da transformação digital irá permitir o crescimento de novos negócios tendo como centro da operação o seu supermercado. Pense nisso.
O texto completo está disponível no site da revista DISTRIBUIÇÃO.
Fontes: Site AMIS/revista DISTRIBUIÇÃO